Real Mosteiro de Guadalupe

Este mosteiro situado na Extremadura espanhola na região de Cáceres, entre colinas e montados, é uma joia da história universal, reconhecido pela Unesco como Património Mundial, mas também uma grande testemunha da História de Portugal.

O Rei D. João I de Castela, no sec. XIV, encomenda à Ordem dos Jerónimos a obrigação de cuidarem do Santuário de N. Sra. de Guadalupe e erguerem um mosteiro. O mosteiro e dependências anexas são construídos em estilo mudéjar, tendo sido sucessivamente melhorado e acrescentado até ao séc. XVIII.

Rapidamente a devoção à Senhora de Guadalupe se espalhou não só por Espanha mas também pelo Reino de Portugal. De acordo com a lenda, a imagem mariana foi encontrada por um pastor, chamado Gil Cordero. A imagem da Virgem encontrava-se ali escondida desde a invasão muçulmana do séc. VIII. Em rigor, a imagem está datada do séc. XII. Muitos Reis espanhóis foram devotos Senhora de Guadalupe tendo doado terrenos, riquezas e privilégios ao Mosteiro.

Também os Reis de Portugal, ainda que por vezes enfrentados belicamente com os reinos espanhóis, compartiam a Fé à "Morenita" (nome carinhoso pelo qual se conhece a imagem dado esta ser de madeira de cipreste e como tal escura). Esta devoção terá chegado à Corte portuguesa pois alguns dos Monges Jerónimos fundadores eram de origem portuguesa. Um dos primeiros Reis Portugueses devotos de Guadalupe terá sido D. Pedro I, cujos dois filhos, com D. Inês de Castro se encontram sepultados neste Mosteiro. Assim, o Infante D. Dinis, que foi sucessivamente aliado do Reino de Castela, e sua irmã D. Beatriz, Infanta de Portugal e Condessa de Alburquerque foram sepultados neste Mosteiro, inicialmente na Igreja, passando posteriormente a serem colocados no acesso ao Camarim, Aqui, podemos contemplar o Escudo de Portugal bem como as suas imagens em bronze em posição orante.

O Santo Condestável, D. Nuno Alvares Pereira, após a vitória obtida na Batalha de Valverde, em 1385, frente às tropas castelhanas, visitou o Mosteiro de Guadalupe agradecendo a proteção da Senhora morena, mostrando esta dupla devoção de Portugal e Espanha à Senhora de Guadalupe.

O Rei D. Afonso V, o Africano, visitou o Real Mosteiro por três vezes, e D. João II fez muitas doações à instituição, como atestam alguns dos quadros que decoram as paredes do claustro mudéjar. Também o Rei D. Manuel I foi muito devoto de Guadalupe. D. João III trouxe um Monge Jerónimo de Guadalupe para reformar o Mosteiro de Belém, e D. Sebastião usou o mosteiro para acordar com Filipe II de Espanha a expedição a Alcácer-Quibir.

Também a VI Duquesa de Aveiro, D. Maria de Guadalupe de Lencastre e Cardenas encontra-se sepultada com honras neste Mosteiro tendo sido a patrocinadora da construção do camarim da Virgem, onde se pode visitar a imagem "milagrosa" da Senhora de Guadalupe.

O Mosteiro de Guadalupe, também tem uma íntima ligação com a Sé de Évora. Para além destas muitas ligações a Portugal o Mosteiro é de uma beleza extraordinária! Também aqui se albergam vários museus e muitas obras de arte.

2021 © All Rights Reserved - Order of Sacer Portugal
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora