Membros de Honra

Membros de Honra

Aqui damos destaque a alguns membros de Honra da Ordem de Sacer e alguns dos quais tem a dignidade mais elevada, o Grande Colar da Ordem de Sacer.

A Ordem de Sacer tem nos seus membros vários membros da Realeza bem como Grandes de Espanha e da Nobreza. Conta ainda com figuras proeminentes e que se destacam nas suas diversas actividades.

Destacamos também a Protectora da Ordem de Sacer, S.A.R. Alicia de Borbón-Parma y Habsburgo-Lorena, Princesa de Parma, Princesa das Duas Sicílias e Infanta de Espanha.


S.A.R. Alicia de Borbón-Parma y Habsburgo-Lorena nasceu em Viena a 13 de Novembro de 1917.

Princesa de Parma de nascimento, tornou-se Princesa das Duas Sicílias e Infanta de Espanha por casamento com o Infante Alfonso de Borbón y Borgón, Duque da Calábria, Conde de Caserta e pretendente ao Trono da Casa Real das Duas Sicílias.

Filha de Elias I, duque de Parma (1880-1959) e da arquiduquesa Maria Anna da Áustria (1882-1940), era neta paterna do duque Roberto I de Parma e da princesa Maria Pia de Bourbon-Duas Sicílias (filha do Rei Fernando II das Duas Sicílias).

Por parte da mãe, era neta do Arquiduque Frederico de Áustria, Duque de Teschen, e da Princesa Elisabeth de Croÿ. A sua mãe, a Arquiduquesa Maria Anna da Áustria, era sobrinha da Rainha Maria Cristina de Espanha, esposa do Rei Afonso XII.

A Princesa Alice casou com o Infante Alfonso de Borbón-Dos Sicilias y Borbón (1901-1964) em 16 de Abril de 1936, em Viena.

Grão.Mestre D. Gérman Diáz-Pérez cumprimenta S.A.R. a Infanta D. Alícia
Grão.Mestre D. Gérman Diáz-Pérez cumprimenta S.A.R. a Infanta D. Alícia

O Infante Alfonso era filho do Príncipe Carlos Tancredo de Borbón-Dos Sicilias, Conde de Caserta, e de María de las Mercedes de Borbón y Habsburgo-Lorena, filha de Alfonso XII de Espanha e Princesa das Astúrias desde o seu nascimento até à sua morte.

O bebé Alfonso nasceu em 1901 em Madrid, no Palácio Real. Durante vários anos, foi considerado Príncipe das Astúrias, devido à morte prematura da sua mãe, e assim foi designado até ao nascimento do primeiro filho do Rei Afonso XIII.

O casal teve três filhos:

- A princesa Teresa María de Borbón-Dos Sicilias y Borbón-Parma, Duquesa de Salerno. Casada com Íñigo Moreno y de Arteaga, 12º Marquês de Laula e 1º Marquês de Laserna.

- Carlos de Borbón-Dos Sicilias y Borbón-Parma. Infante de Espanha, Príncipe das Duas Sicílias, Duque da Calábria, Conde de Caserta e Chefe da Casa Real das Duas Sicílias. Casado com a Princesa Ana de Orleães, Princesa de França.

- Princesa Agnes Maria de Bourbon-Duas Sicílias e Bourbon-Parma, Duquesa de Siracusa. Casou com Luis Morales y Aguado.

S.A.R. a Infanta Alicia, durante a sua vida foi Protectora da Ordem de Sacer e tem o grau mais elevado da Ordem com Grande Colar.

S.E. D. Antonio María Rouco Varela

S.E. D. Antonio María Rouco Varela, Arcebispo Emérito de Madrid (Villalba, Lugo, 20 de Agosto de 1936) é um jurista e Cardeal espanhol, professor de Direito Canónico e membro da Real Academia de Médicos de Espanha. Foi Arcebispo de Madrid entre 1994 e 2014 e presidiu à Conferência Episcopal Espanhola durante quatro mandatos. 

Depois de estudar latim, humanidades e filosofia no Seminário de Mondoñedo, entre 1946 e 1954, estudou Teologia na Universidade Pontifícia de Salamanca, entre 1954 e 1958. Foi ordenado sacerdote a 28 de Março de 1959 na antiga Catedral de Salamanca; poucos dias depois, celebrou a sua primeira missa na igreja paroquial da sua cidade natal, Santa María de Villalba. Estudou Direito e Teologia na Universidade de Munique, doutorando-se em 1964 com uma tese sobre as relações entre a Igreja e o Estado no século XVI. Foi professor de Teologia Fundamental e de Direito Canónico no Seminário de Mondoñedo, de 1964 a 1966, e assistente no Instituto de Direito Canónico da Universidade de Munique, de 1966 a 1969. Em 1969, já em Salamanca, ingressou na Universidade Pontifícia de Salamanca como professor de Direito Público Eclesiástico até 1971, ano em que passou a ser professor de Direito Canónico Fundamental. Em 1972, foi nomeado vice-reitor.

Foi consagrado Bispo titular de Gergi e nomeado Bispo auxiliar de Santiago de Compostela, para onde se mudou em 1976. Mais tarde, em 1984, foi nomeado Arcebispo da mesma cidade e participou na organização de vários eventos organizados na cidade, incluindo a visita do Papa João Paulo II em 1982, e em 1989, para celebrar a IV Jornada Mundial da Juventude.

Em 1994, foi nomeado Arcebispo de Madrid e, em 1998, o Papa João Paulo II nomeou-o cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 1998. Foi presidente da Conferência Episcopal Espanhola por dois mandatos, de 1999 a 2005. Com a morte de João Paulo II, Antonio María Rouco Varela foi um dos Cardeais eleitores que participaram no conclave papal de 2005, no qual Bento XVI foi designado como novo Sumo Pontífice. A 4 de Março de 2008 foi reeleito pela terceira vez como Presidente da Conferência Episcopal, após o período de 2005 a 2008, em que o Presidente da Conferência foi o Bispo de Bilbau, Ricardo Blázquez, que se tornou vice-presidente na mesma votação. Em 27 e 28 de Março de 2009, realizaram-se vários eventos para comemorar as bodas de ouro sacerdotais do Cardeal Rouco. Em 18 de Setembro de 2010, participou na cerimónia de beatificação da freira María de la Purísima, que teve lugar no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. Foi reeleito Presidente da Conferência Episcopal Espanhola em 1 de Março de 2011, durante a XCVII Assembleia Plenária.

É o único Arcebispo a ter organizado duas Jornadas Mundiais da Juventude. Depois da Jornada Mundial da Juventude de Santiago de Compostela em 1989, organizou a Jornada Mundial da Juventude de Madrid. O Papa Bento XVI proclamou, no final da Jornada Mundial da Juventude de Sidney, que a próxima seria em Madrid, em 2011. Representante da Conferência Episcopal Espanhola na XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (Vaticano, 7-28 de Outubro de 2012). A 30 de Novembro de 2013 foi confirmado como membro da Congregação para a Educação Católica pelo Papa Francisco. A 16 de Dezembro de 2013, deixou de ser membro da Congregação para os Bispos. Em 12 de Março de 2014, na sua qualidade de Arcebispo de Madrid, tornou-se membro ex officio do Comité Executivo da Conferência Episcopal Espanhola. Em 13 de Junho de 2016, foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica San Antonio de Murcia.

S.E. Monsenhor Serafín Sedano Gutiérrez, Capelão do Rei de Espanha.

S.E. Monsenhor Serafín Sedano Gutiérrez, nascido em Ruijas, Valderredible, Cantabria (10 de Outubro de 1932) foi sacerdote em várias paróquias de Vallucas (1956-1963).

É Capelão do Regimento da Casa Militar do Chefe de Estado e de Mingorrubio, el Pardo e, desde Dezembro de 1975, Capelão da Casa de Sua Majestade o Rei.

Excmo. Sr. D. Ángel Rubio, Bispo de Segóvia 

Ángel Rubio Castro (Guadalupe, Cáceres, 18 de Abril de 1939) é um eclesiástico espanhol que foi Bispo auxiliar de Toledo entre 2004 e 2007 e Bispo de Segóvia entre 2007 e 2014.

Desde a sua reforma, reside atualmente em Toledo, onde colabora com a Arquidiocese.

Recebeu a sua formação no Seminário Menor de Talavera de la Reina (Toledo) e continuou os seus estudos no Seminário Maior "San Ildefonso" de Toledo. Foi ordenado sacerdote a 26 de Julho de 1964.

É licenciado em Teologia pela Universidade Pontifícia de Comillas. É doutorado em Catequética pela Universidade Pontifícia de Salamanca, com uma tese sobre San Enrique de Ossó y Cervelló. Foi professor no histórico Colégio de Infantes (Toledo), fundado em 1552 pelo matemático, lógico e teólogo renascentista Juan Martínez Guijarro, que passou à história com o nome de Cardeal Siliceo.

Em 21 de Outubro de 2004, como Delegado para a Vida Consagrada e Cónego da Catedral de Toledo, foi nomeado Bispo Auxiliar de Toledo (titular de Vergi). A 12 de Dezembro de 2004 recebeu a consagração episcopal das mãos de Antonio Cañizares Llovera.

A 3 de Novembro foi nomeado Bispo da Diocese de Segóvia, da qual tomou posse a 9 de Dezembro de 2007.

O P. Ángel Rubio Castro declarou ao jornal provincial El Adelantado de Segovia que "muitas paróquias ficarão no futuro sem ajuda para os seus serviços religiosos" devido à crise vocacional, e fez da revitalização do seminário uma das suas prioridades.

Na Conferência Episcopal Espanhola, é membro das Comissões Episcopais para a Vida Consagrada e para o Ensino e a Catequese desde 2004. Desde 2011, é membro da Comissão Episcopal para o Apostolado Secular.

Grão-Mestre Senhor D. Gérman Diáz-Pérez 

Exmo. Senhor D. Germán Díaz Pérez é um dos últimos Grão-Mestres da Ordem de Sacer.

Vários dos  e seus antepassados já tinham ocupado este cargo de Grão-Mestres, nomeadamente o seu avô paterno D. Germán Pérez, que foi fuzilado durante a Guerra Civil Espanhola pelo seu envolvimento a favor e em defesa da Igreja Católica e da propagação da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe.

D. Germán Díaz Pérez, licenciado em História, foi também Presidente do Ayuntamiento de Saceruela por muitos anos, tendo deixado uma obra notável não só na região de Saceruela, mas também uma enorme marca na divulgação e devoção à Senhora de Guadalupe.

Entre muitas coisas que fez, refez e manteve e incentivou o Caminho de Guadalupe tendo-o marcado na sua íntegra na região. Construiu, no Caminho, uma Capela a Nossa Senhora de Guadalupe, reabilitou uma pequena praça onde foi erigida uma pequenina Capela também a Nossa Senhora de Guadalupe, etc.

Na realidade, este Grão-Mestre realizou um trabalho notável na Ordem de Sacer, a qual muito lhe deve!  

O Grão-Mestre Senhor D. Gérman Diáz-Pérez possuí a dignidade de Grande Colar da Ordem de Sacer.


S.A.R. a Princesa Idony Punahele Hoapili - Casa Real do Hawai'i

S.A.R. Princesa (Ke ali'i) Idony Punahele Hoapili foi nomeada Chefe Casa Real do Hawai'i - Ka Hale Ali'i O Hoapili Baker a qual representa o nome, herança e legado da Família Hoapili Baker, Herdeira da Coroa do Hawai'i através do Príncipe Robert Hoapili Baker, primo chegado e Aide-de-Camp do Rei Kalakaua e de onde lhe vem o direito à Coroa, pois a Dinastia de Kalakaua não teve descendência passando esta ao ramo mais prózimo, o dos herdeiros de Robert Hoapili Baker. A Princesa Idony foi nomeada pelo Herdeiro Sénior e Chefe da Família Hoapili Baker, Ke Ali'i, S.A.R. o Príncipe George 'Ī'ī Baker, em 10 de Janeiro de 2020. 

A partir de 10 de Janeiro de 2022, ke ali'i Idony Punahele continua a sua posição como Chefe com o nome da Casa Real alterado no Hawai'i para a Casa Real do Hawai'i - Ka Hale Ali'i O Hoapili Baker. A Princesa Real nasceu e cresceu na ilha de Oahu.

S.A.R. o Príncipe Alfredo do Hawai'i - Grão-Mestre das Lugar-Tenência de Portugal e Hawai'i

S.A.R. Príncipe Alfredo do Hawai'i, Alfredo Maria Côrte-Real Souto Neves (Alfredo Maria Cardoso Moniz Pereira de Castro Côrte-Real Souto Neves) nasceu em Portugal, na cidade de Coimbra, em 1968, mas desde cedo se mudou para o Porto, na Foz do Douro. Aí viveu até ir viver para o Mosteiro de S. Salvador, em Barcelos, onde viveu até se mudar para o Distrito de Aveiro, Concelho de Albergaria-a-Velha em 2022.

S.A.R. tem raízes nas Famílias Tradicionais e Fundadoras de Portugal, nomeadamente os Reis da 1ª Dinastia, o 1º Rei D. Afonso Henriques e D. Egas Moniz, tutor do 1º Rei de Portugal.

Desde o seu nascimento, o Príncipe Alfredo criou uma ligação umbilical com Barcelos, onde vive no Mosteiro de S. Salvador desde 1999, e tem vindo a desenvolver uma intensa atividade cultural, sobretudo na promoção e divulgação da história e do património do Concelho de Barcelos e das suas gentes. Também noutras localidades, como Viana do Castelo, Braga, Porto e Lisboa, tem vindo a promover programas culturais e educativos. Tem também levado a história e a cultura portuguesas ao estrangeiro, promovendo várias iniciativas noutros países.

Gestor de profissão, é Diretor do Instituto D. João VI, Diretor do Conselho das Ordens Dinásticas de Portugal, Presidente da AMT - Ação Monárquica Tradicionalista, Governador de uma Instituição da Nobreza Europeia, Membro da Comissão de Honra da APTCE - Associação Pró Tradição e Cultura Europeia, foi Vice-Presidente do Whippet Clube de Portugal e tem actividades no sector agrícola. 

É também escritor, com um conjunto de obras publicadas além de diversos bem artigos também publicados em jornais, revistas, etc.

O Príncipe também faz parte da Direção do braço filantrópico da Casa Real do Hawai'i, The Hoapili Baker Foundation.

O Príncipe Alfredo é Cavaleiro das Reais Ordens do Hawai'i: 

  • Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Real Ordem de Kamehameha I (Casa Real do Havai'i), 
  • Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Real Ordem de Kalakaua I (Casa Real do Havai'i), 
  • Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Real Ordem de Kapi'olani (Casa Real do Havai'i), 
  • Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Real Ordem da Coroa  (Casa Real do Havai'i), 
  • Cavaleiro Grã-Cruz com Colar da Real Ordem da Estrela da Oceânia (Casa Real do Havai'i),
  • Ordem Militar de S. Sebastião Dita da Frecha, 
  • Ordem de São Miguel da Asa, 
  • Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria;

E Cavaleiro de várias Ordens estrangeiras como a 

  • Ordem Constantiniana de São Jorge (Placa de Ouro), 
  • Cavaleiro Comendador com Grã-Cruz com Grande Colar da Orden de Sacer (Espanha - Ciudad Real), entre outras

Desde 25 de Março de 2020, é Grão-Mestre de Lugar-tenência em Portugal da Orden del Sacer.


Princípe Alfredo of Hawai'i

2021 © All Rights Reserved - Order of Sacer Portugal
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora