
Sede da Ordem - Espanha
Sede da Ordem - Espanha
A Ordem de Sacer tem a sua sede na Igreja Matriz de Saceruela, na localidade de Saceruela. Esta Vila está situada no Caminho de Guadalupe do Levante. Era uma zona de passagem e os viajantes pagavam portagem. De acordo com Pascoal Madoz, a Vila é muito antiga e anterior aos romanos. No seus arredores existem vestígios romanos, árabes e visigodos.

Em 1183, o Rei Alfonso VIII concedeu à Ordem de Calatrava o direito de pastorear as Terras de Saceruela. Diz-se que D. Alfonso IX relata num livro a importância de Saceruela para a caça: "é privilegiada pela sua quantidade e qualidade". O facto de as Crónicas do Libro de La Monteria, de D. Alfonso XI, descreverem as serras de Saceruela como muito montanhosas e cheias de ursos e lobos, permite imaginar as razões do despovoamento desta região, onde existiam apenas algumas povoações, sendo a mais notável a de La Hontanilla, onde se encontrava uma das mais importantes bicas de água da Vila. Este domínio da natureza sobre o Homem deu origem ao seu nome "sacer" e "vela": aldeia sagrada. As Relações Topográficas pelo Rei Filipe II (Filipe I de Portugal) no ano de 1575 contam-nos como Saceruela, segundo os habitantes, estava rodeada de exuberantes bosques onde abundavam os ursos e os lobos: " . . . a lenha que se traz dos montes . . . e que há muitos exemplares de ursos e lobos . . . e acontece que 21 vacas são feridas pelos lobos por ser a terra tão espessa . . . ".
Em Saceruela fala-se de um antigo e desconhecido povoado chamado Esteras, que se considera ser o povoado principal, anterior ao actual. Os restos encontrados de um muro de mais de um metro de largura, numa torre de vigia a oeste, indicam que podem ter sido os restos de que falam os habitantes locais. Estas ruínas são conhecidas como "Los Corrales" perto do também conhecido como "Los Castillejos".
No ano de 1463, Pedro Girón, acompanhado pelo Rei Enrique IV, parou em Saceruela a Caminho de Guadalupe e, nesse mesmo ano, o Rei concedeu a Saceruela a independência de Piedrabuena e deu-lhe as anexações de Valdemando del Esteras e Gargantiel, que pertenceram a Saceruela até à Primeira Guerra Carlista, depois da qual a Vila foi totalmente destruída, tendo sido também queimados todos os arquivos, a Câmara Municipal e a Igreja, factos que são atribuídos ao Capitão Araña ou Teleraña, possivelmente chamado Juan Ballesteros, que era natural de Abenójar. Da Ordem de Sacer. apenas se salvou o "Libro Mayor de Asientos de Plaza de Caballeros Archicofrades", conservado pelas Famílias Herrera e Fernandéz de Valmayor e que registava a Sede dos membros da Ordem desde o Século XVI, como ainda recordavam os seus membros em finais do Século XX, mas que não teve a mesma sorte em 1936, sendo queimada num infeliz acontecimento.
Na sua obra universal, Dom Quixote de La Mancha, Cervantes narra também a passagem da pastora Marcela, que tem lugar em Saceruela.
Saceruela está situada no extremo sudoeste da província de Ciudad Real e sempre foi um importante cruzamento de caminhos: Caminho de Toledo, Caminho de Sevilha, Caminho de Portugal e Caminho de Guadalupe; também está atestado pela existência de uma ponte romana. Rota dos Tropeiros e dos Peregrinos, Rota dos Currais e Paraíso dos Monteros. Nos Séculos XIX e XX, estas estradas tornaram-se vias secundárias, pelo que a importância da população diminuiu.
Durante a Guerra da Independência, Saceruela foi uma zona de intensos combates. Dois anos após o fim das Guerras Carlistas, os habitantes, reconstruíram-na de novo mas mais alto do que no início, onde actualmente se encontram os pomares e a fonte ou pilar de Hontanilla. Devido à construção efectuada, os únicos restos de edifícios antigos são o Brasão da Inquisição, na casa que supostamente lhe pertenceu, e a fachada da Casa da Família Montoya.

Em Espanha, o dia da Ordem de Sacer, é celebrado no dia de Chorpus Christi, a 14 de Junho. É neste dia que, usualmente ocorrem as Cerimónias de Investidura.
ORDEN DEL SACER, ARCHICOFRADIA HOSPITALÁRIA DE LA VERA CRUZ Y DE SANTA ANA
(Nº. en Registro Nacional de Asociaciaciones: 623694), con CIF número G09649468 y domiciliada en la calle ALAMILLO Nº2, 13414 SACERUELA (CIUDAD REAL)